Como montar um cardápio de sucesso? - Parte 2

Continuação… vamos falar do material mais importante dentro do seu restaurante, tanto no salão ou no delivery. Impresso ou digital, o cardápio precisa encantar o cliente.

Leia a matéria COMO MONTAR UM CARDÁPIO DE SUCESSO? - Parte 1 aqui

Essa matéria foi desenvolvida pela Caju Gastronomia, parceira da Contágio Comunicação.

São 12 dicas para Montar um cardápio de sucesso. Confira outras dicas aqui

4. Escolha alimentos de rápido preparo

Em dias de muito movimento o número de pedidos recebidos costuma ser elevado, o que não permite o preparo de pratos que demandam tempo, fazendo com que os clientes tenham que esperar muito para serem servidos. O que todos esperam encontrar em um restaurante, é um atendimento rápido, de qualidade e com pratos realmente saborosos.

como-montar-cardapio-sucesso.jpg

Sabendo disso, aconselhamos a estruturar o cardápio do seu restaurante baseado no tempo de preparo de cada prato, apostando sempre em opções de preparo rápido. Mas, certamente, sem deixar de lado, a variedade de pratos e a qualidade.

5. Estrutura de cozinha X mão de obra

Sobre a escolha do cardápio, considere também a estrutura de cozinha e estoque que você tem. Tem bom fluxo operacional? Tem os equipamentos necessários para a entrega do menu escolhido? Em um tempo de entrega ideal? É possível armazenar secos, refrigerados e congelados de maneira a manter qualidade na entrega?

E a mão de obra? Sua equipe está bem treinada e preparada para entregar o menu escolhido? Você precisará de profissionais especializados para a execução dos pratos que optou em servir?

6. Tenha um cardápio rotativo e sempre atualizado

Atualizações periódicas no cardápio é a chave do sucesso para o seu negócio. Já vimos muitos restaurantes criarem um determinado cardápio, mantendo as opções por anos e anos. Não recomendamos essa prática, considere atualizar o seu cardápio anualmente ou se possível semestralmente.

Você não precisa e não deve substituir todos os itens do cardápio do seu restaurante, mas sim modificar algumas opções ou acrescentar alguns pratos. As pessoas estão sempre em busca de novidades.

7. Sugestões diárias

Que tal incluir sugestões diárias neste cardápio enxuto? Assim você mantém controle de custos e desperdício, mas também dá opções e variedade aos clientes rotineiros, muitas vezes ávidos por novidades.

É ainda uma oportunidade de explorar novos pratos e interesses do cliente, desafiar a equipe da cozinha e salão também (que deve incentivar essa venda) e colocar à venda insumos que possam ser adquiridos em “promoções”, ou em negociações com fornecedores, e também aproveitando a sazonalidade x melhor preço de compra.


Procurando uma consultoria gastronômica para o seu restaurante?

Temos um canal direto com as meninas da Caju Gastronomia e abrimos para os seguidores da Contágio.
Se você já participa do nosso mailling, automaticamente você tem condições especiais.

Para fazer parte do nosso mailling, cadastre-se em nossa newsletter, no rodapé dessa página.

Anterior
Anterior

Você sabia que são as hashtags e a bio que atraem novos seguidores para o seu Instagram?

Próximo
Próximo

Por que usar datas comemorativas na estratégia de marketing do seu restaurante?