Como criar um ambiente de trabalho ideal dentro do seu restaurante

No momento em que se pensa na contratação de colaboradores para se formar o “dream team” do restaurante, entre as muitas aptidões e adjetivos procuradas no candidato há uma expressão que todo dono de restaurante adora ouvir: eu visto a camisa da sua empresa!

Até aí tudo bem, mas você já parou para pensar que o inverso é pouquíssimo aplicado? 

como-criar-ambiente-de-trabalho-ideal-no-restaurante.jpg

Como assim? Explico: É raríssimo ver patrões “vestirem a camisa” de seus colaboradores assim como muitos deles o fazem pelos seus empregadores. Isso também acontece no seu restaurante?

Pontos de atenção para uma boa relação de trabalho.

Em bate-papo com colaboradores de diversos restaurantes, identifiquei dois pontos que a maioria reclamou. Ambos relacionados ao tempo de trabalho. Embora, quem se candidate para cargos dentro de restaurantes sabe da carga horária, ainda sim é um ponto de insatisfação. 

Se você, dono de restaurante, busca formar um "dream time" duradouro, atenção aos pontos abaixo. 

Pontualidade:

Restaurantes exigem pontualidade, mas fecham os olhos para os problemas de mobilidade urbana que moradores da periferia enfrentam até a chegada ao local de trabalho. 

Com a volta da vida quase normal após o fatídico e maior período pandêmico Covid 19, já observamos o trânsito de pessoas que antes estavam em seus home offices voltarem para seus escritórios situados em empresas distantes de suas casas. Mais carros, mais ônibus, mais trens, mais gente transitando.

Jornada de trabalho:

Ainda nesta questão de horário, é muito comum, no setor de alimentação fora do lar, o regime de trabalho em dois turnos. O colaborador trabalha tanto no período do almoço quanto no jantar. Quase que diariamente enfrentam jornadas longas onde não há hora para acabar (até o último cliente) mas hora certa para chegar sempre há. 

Como criar um ambiente de trabalho ideal 

Abaixo relacionei 4 pontos cruciais para o início de uma mudança de comportamento na relação de trabalho entre todos os envolvidos, dono de restaurantes e seus colaboradores.

  • Salários e comissionamentos justos; 

  • Ambiente que respeite a ergonomia e fluxos adequados para o profissional desempenhar seu trabalho da forma que sobrecarregue o mínimo possível seus físicos (de olho na saúde!);

  • Refeição dos colaboradores rica em proteínas e vitaminas que reponham adequadamente o alto gasto energético no trabalho;

  • Um clima amistoso que ofereça abertura para o diálogo franco e não impositivo entre os líderes e seus comandados (e vice-versa).

Percebo insatisfeito que, de modo geral, falta empatia dos donos de restaurantes pelos problemas diários que vivem seus colaboradores, falta empenho para se trazer uma qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Não adianta cobrar que vistam a camisa do seu time se você, dono de restaurante não veste a camisa deles!

Endomarketing

Já ouviu falar no Endomarketing? É uma estratégia de marketing focada nos colaboradores. O endomarketing visa melhorar o engajamento, reduzir o turnover e aumentar a satisfação da equipe. O marketing interno ajuda a criar um ambiente de trabalho ideal para todos os envolvidos.

Aqui na Contágio, desenvolvemos estratégias e criamos materiais de apoio para deixar o ambiente ideal para o dono de restaurante e os colaboradores. Ah, também criamos novos uniformes para a sua equipe. Vamos vestir uma nova camisa juntos?

Matéria desenvolvida pela UPG - Unidos Pela Gastronomia. Rede de profissionais e empresas ligadas ao food service com o objetivo de gerar negócios conectando empresários, restauranters, consultores, fornecedores e profissionais com interesse no segmento.Deseja fazer parte da rede UPG? Garanta seu acesso ao grupo de forma gratuita preenchendo o formulário abaixo.

Anterior
Anterior

Benefícios da transformação digital nos restaurantes

Próximo
Próximo

Méqui Box é reformulada e “leva o restaurante para a casa do consumidor”