De onde vem a inspiração para criar um novo restaurante? No Zönico, em Lima, ela nasce do rio Amazonas

Se você está na fase de criar o conceito de um restaurante, vale refletir — e quem sabe se inspirar no Zönico, um restaurante recém-aberto em Lima, dentro do hotel nhow Lima, que pertence à rede internacional Minor Hotels.

Além do nome, clara menção ao rio Amazonas, todo o projeto do restaurante foi pensado para homenagear os oito países banhados pelo maior rio do mundo em extensão. O rio nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e deságua no Oceano Atlântico, no Brasil — uma travessia que serviu de guia criativo para o cardápio.

Inspiração da floresta para a mesa

Partindo dessa ideia, o chef malaio Wildred Dass buscou insumos da selva peruana, muitos deles pouco utilizados em receitas tradicionais. Ingredientes como a folha de cúrcuma, a flor bastão do imperador e a fruta amazônica aguaje ganharam espaço no menu.

Depois de diversas viagens e conversas com produtores locais, o chef passou a testar esses insumos em releituras de pratos típicos de países como Venezuela, Colômbia e Brasil.

No caso brasileiro, o destaque vai para as “Bolinhas de Pato”, que lembram os croquetes, e a “Picaña Amazônica”, um dos cortes mais tradicionais dos churrascos, aqui servida com batatas, abacaxi grelhado e queijo assado. O resultado é curioso: nada é óbvio, mas para quem é da região, tudo soa familiar.

Mais que pratos: uma experiência de identidade

A identidade do Zönico não está apenas na comida, mas também em como o cardápio é apresentado. Há uma seção especial dedicada a explicar a origem e as características de ingredientes menos conhecidos, com direito a ilustrações para aproximar o cliente da proposta.

Outro detalhe interessante são as sobremesas, que vêm acompanhadas de sugestões de bebidas para harmonização. Um recurso simpático — e estratégico — para tornar a experiência mais rica e ainda estimular o aumento do ticket médio.

E a sua inspiração, vem de onde?

Depois dessa “microviagem” pelo conceito do Zönico, fica a reflexão: de onde pode vir a inspiração para o seu próximo projeto gastronômico? Talvez não exista uma única resposta, mas estar atento ao entorno, às peculiaridades da sua região ou até a lembranças afetivas pode ser um bom ponto de partida para criar algo verdadeiramente único.

O que os restaurantes podem aprender com essa experiência

  • Storytelling consistente: cada detalhe — do ambiente ao cardápio — reforça a identidade do restaurante.

  • Memorabilidade: quando a experiência surpreende e envolve, o cliente não só consome, mas lembra e compartilha.

  • Valorização da jornada: não é apenas sobre o prato principal, mas como entrada, bebida e sobremesa se conectam.

  • Autenticidade como diferencial: quando a proposta é verdadeira, o cliente sente e se engaja mais.

Agência especializada em marketing gastronômico

A Agência Contágio Comunicação é especializada em marketing para o segmento de food service há mais de 20 anos. As soluções e ideias projetas dentro da agência já impactaram mais de 50 marcas de restaurantes, bares, dark kitchens, caterings e chefs renomados.

Conheça as soluções de marketing para o food service: projetos de branding, marketing digital, influenciadores, campanhas de marketing, design de embalagens, desenvolvimento de site, tráfego pago, estratégias para aquisição de novos clientes e muito mais.

Agende um bate-papo com o time Contágio agora.

Próximo
Próximo

Como transformar o Instagram do seu restaurante em uma máquina de vendas